Formador - Keiny Andrade

Keiny Andrade
1977, Brasil
http://keinyandrade.photosh
elter.com/

Formado em Letras pela Universidade Braz Cubas, especialista em Comunicação e Artes pelo Centro Universitário Senac e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal.

Trabalha profissionalmente desde 1998. Iniciou-se como fotojornalista na sucursal da Folha de S.Paulo, em São José dos Campos. Trabalhou nos jornais Diário da Região e O Vale, no interior, e depois no Agora, na capital, até o início de 2006, quando passou a ser colaborador de revistas, agências e jornais como Agência EFE, O Estado de S.Paulo, Agência Estado, Diário de S.Paulo e Revista Contigo.

Integrou duas vezes a exposição coletiva Aella Foto Latina, em Paris (2006 e 2007). Em 2009, foi selecionado para o livro Brazil By Night. No mesmo ano, realizou a exposição individual Fugazcidade, no Estaleiro Fotográfico, no Porto, e uma coletiva no SevillaFoto2009, Festival Internacional de Fotografia de Sevilha, na Espanha. Participou do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro (Editora Europa), em 2010, 2011 e 2012.

Em 2007, mudou-se para Portugal com bolsa do Programa Alβan. Retornou ao Brasil em 2009 e juntou-se à equipe do jornal O Estado de S.Paulo. Em 2010, entrou para a agência norte-americana Getty Images, para fazer cobertura Editorial.

Em 2011, abriu em parceria com o fotógrafo Daniel Pera o Estúdio Photo5. O estúdio dedica-se exclusivamente à fotografia de gastronomia, retratos e reportagens para revistas corporativas. Atende as revistas Época São Paulo, Brasileiros, a revista ESPN, a EcoJardim e a editora EBC.

Desde 2009 ministra cursos de fotografia e fotojornalismo em instituições de ensino, em São Paulo e desde 2012 é professor do Olhares nos cursos presenciais nessa cidade e também nos Cursos de Fotografia Online.